sábado, dezembro 12

Aveiro, 12 de Dezembro de 1457
Ano II - Edição 189





Regresso

Hoje tive uma grande vontade de voltar a escrever no nosso tão conhecido Jornal de Aveiro. Longe vão os tempos em que as edições eram diárias e em que o seu maior impulsionador Jigen escrevia linhas sem conta, levando as noticias a todos os aveirenses mesmo aqueles mais desligados.
Tenho saudades de quando entrava na taberna e a primeira coisa a fazer era ler o Jornal, os tempos foram mudando com os moradores a evoluir e a se envolverem na vida politica , restando muito pouco tempo para escrevermos no Jornal.
Prova disso é que Aveiro teve 4 Condes e uma serie de pessoas envolvidas nos destinos do nosso conselho. Eu hoje tive um tempinho e a saudade apertava, decidi tentar fazer pelo menos uma edição semanal, não sei até quando mas vale a pena tentar e pode ser que haja mais pessoas interessadas em prosseguir com este projecto e prontas a ajudar.

Vilacovense di Corleone para o JA








Profissão Carpinteiro

Aveiro sofre com a falta de Carpinteiros , neste momento só se encontram 2 , um deles está em retiro e o outro e viajem.Longe vão os tempos que tinhamos 9 profissionais.
Mas o mais estranho disto tudo é que com a construção do nosso porto , não tivessem aparecido mais, Carpinteiros precisam-se Urgente.
Não existe ninguém que faça barcos, balde por ferrar ou até os simples bastões que todos nós gostamos como a nossa primeira arma ( á falta de melhor ).
Assim o nosso mercado acaba por escassear esses mesmos produtos, alguém já pensou que falta faz os baldes, e os barcos sempre se consegue rentabilizar a pesca.
No futuro fará falta Carpinteiros no porto para a construção do mesmo e os barcos para as viagens quem os fará ?, para não falar das mansões dos níveis 4 que estão a ser construídas na nossa capital e que andam a recrutar em tudo o que é cidade para trabalharem para eles.
Se estás quase a subir de nível , vais para Carpinteiro é uma profissão de futuro risonho e que faz muita falta em Aveiro.

Vilacovense di Corleone para o JA






Madeira

O Condado de Coimbra sofre neste momento e já há vários meses com falta de madeira.
Pode não parecer muito complicado mas é. Aveiro está a sofrer na pele e no mercado a falta dela com os preços a baixar drasticamente da farinha e do trigo pois os padeiros com falta de madeira não fazem pão, por sua vez os ferreiros desesperam por causa de não trabalharem e a população começa a desesperar a ver o mercado em tal desalinho.
Poderia-se tentar revolver de várias maneiras esse problema, arranjar um grupo de pessoas para ir apanhar madeira na Guarda mas e será que a Guarda tem machados, machados esses fornecidos pela Casa do Povo e que se destinam aos lenhadores da sua vila, e cujo a despesa dos machados como afiar em cada 20 vezes de uso ou substituir em cada 50 vezes de uso são suportadas pela mesma, será justo fazer isso ? Pensar em nós próprios em detrimento dos outros. Não me parece mas é sempre possivel arranjar uma solução, como costumo dizer tudo tem remédio menos a morte, o Conselho poderia tentar comprar madeira noutros Condados como o do Porto ou até quem sabe a Espanha fica a sugestão.
Temos que ter esperança que tudo acabará bem e com a ajuda e compreensão de todos vamos conseguir os objectivos.


Vilacovense di Corleone para o JA







ATENÇÃO: "O ORDENADO MÍNIMO NO CONDADO DE COIMBRA É DE QUINZE (15) CRUZADOS diários para trabalhadores com menos de dezassete (17) pontos de característica e de dezoito (18) cruzados para trabalhadores com dezassete (17) ou mais pontos de característica."






Melhor opção:

1º Escolhe Campo de Milho
2º Escolhe Profissão Carpinteiro






Academia de Aveiro:
http://academiaaveiro.forumeiros.com/forum.htm

Conselho de Aveiro:

http://conselhodeaveiro.forumeiros.com/forum.htm

Site de Aveiro:

http://sites.google.com/site/osreinos/

Mapa de Pesca de Aveiro:

http://peche.melyadon.info/index.php5?village=aveiro

Mapas do Mundo:

http://www.aidesetastuces.seek4host.net/MrGroar/









y=0 x=? (0 pto de força) = ?% (máx. 80%)
y=6 x=? (mín. de 6 ptos de força) = ?% (máx. 101%)
y=19 x=? (mín. de 19 ptos de força e Barco) = ?% (máx. 132%)

PARCERIA

Parceiros do Jornal de Aveiro.
Quer ser nosso parceiro? Contacte-nos via e-mail ou comentário.

GANHA 1 CRUZADO POR DIA

A administração dos Reinos da Renascença está a pagar 1 cruzado a quem votar nos sites dos parceiros, esta iniciativa leva ao crescimento da personagem e leva o nosso jogo ao top, e ajuda a mantê-lo com novos jogadores. Para isso precisamos que vocês votem na janelinha no canto superior direito do vosso ecrã.
No link "Vote" tem uma janela que explica tudo sobre as os votos. Clica nos links "1", "2", "3", "4", "5" e "6", vota nas janelas que aparecem e ganha 1 cruzado por dia, sendo que só pode votar 1 vez por dia.

Remetente : Clarinetista