.
Aveiro, 05 de Julho de 1460
.
.
O Jornal de Aveiro recebeu na sua redacção Cabocla Jussara - Prefeita de Viseu, após convite feito à mesma. A intenção foi sobretudo interagir e conhecer melhor a Prefeita e a Cidade em questão.
Jornal de Aveiro - Cara Prefeita, agradecemos imensamente que se tenha disponibilizado a viajar até cá e a colaborar.
Cabocla - Não necessita agradecer.
J.A. - Diga-nos, o que motivou a sua recandidatura a Prefeita de Viseu?
C. - Em especial o interesse em dar continuidade à recuperação da Casa do Povo de Viseu.
J.A. - A senhora foi a única cidadã a apresentar a sua candidatura. Acha preocupante esta ausência de candidatos?
C. - Sim, fui a única candidata. É preocupante, sim. Acredito que seja a junção da falta de compromisso com o descrédito da população na punição daqueles que se utilizam dos bens públicos e não são punidos.
J.A. - Quais os principais desafios que enfrentou no seu mandato anterior?
C. - Os desafios foram muitos. Entre eles o silencio da população. Pois nenhum governo consegue sair de uma crise sem a cooperação de seu povo. Encontrei a CP com o cofre vazio juntamente com uma população sofrida e desacreditada em nossos governantes. Recuperar a confiança da população tem sido um processo lento.
J.A. - Sabemos do roubo de que a Casa do Povo de Viseu foi alvo, recentemente. Sabemos também que Aveiro ajudou com um empréstimo de 500 cruzados. Já foi possível recuperar desse incidente?
C. - Sim, é verdade. Gentilmente, o Senhor Salgueiro, na qualidade de prefeito de Aveiro, nos concedeu um empréstimo de 500cruzados em espécie. Não podendo deixar de mencionar também a ajuda do Prefeito de Alcobaça, Sr.Goblins, dos amigos e do Conselho que intermediou juntamente com as prefeituras acima citada. Conseguimos sim recuperar a Casa do Povo, e já regularizamos nosso débito de impostos junto do condado. E estamos honrando nosso compromisso com Aveiro. Com perspectivas de saldar a dívida, proveniente do empréstimo recebido, antes do prazo previsto.
J.A. - Quais as metas que gostaria de ver atingidas no mandato em curso?
C. - Continuamos como meta principal, resgatar a confiança da população para que haja maior interação com o governo, a ampliação das exportações dos recursos naturais de Visee (frutas), o aquecer do mercado. Encontrar alternativas para despertar nas pessoas o desejo de conhecer Viseu. E como consequência movimentar a cidade que hoje ainda se encontra parada.
J.A. - Que importância confere às relações de cooperação tidas actualmente entre Viseu e Aveiro?
C. - Tem contribuído de forma positiva para o fortalecimento da união das cidades, uma vez que estabelecem relações amigáveis e financeiras. Pois a economia das mesmas deveria funcionar em conjunto, tornando desta forma um condado mais forte, mais unido, e com condições essenciais para a construção de um futuro comum de prosperidade económica e social.
J.A - Para terminarmos, que mensagem gostaria de deixar aos leitores do Jornal de Aveiro?
C. - Primeiro gostaria de agradecer a oportunidade. E parabenizá-los por desenvolverem este jornal, que tão bem supre a necessidade de manter o diálogo constante com a comunidade e/ou com aqueles que dispensam um pouco do seu tempo à reflexão de como tornar o mundo melhor. Acredito profundamente no exercício democrático-participativo e espero que juntos, nesse constante diálogo, possamos construir um futuro melhor para a nosso condado. Bem como proporcionar a todos os seus filhos poder visualizar seu destino.
Resta-nos agradecer novamente à Prefeita Cabocla Jussara pela oportunidade que nos foi dada de a ouvir e de responder às nossas questões e desejar-lhe uma continuação de bom trabalho na Casa do Povo de Viseu, tendo em mente que a Casa do Povo e a Cidade de Aveiro estará cá para ajudar.
Participe no I Torneio de Arco e Flecha do Farol de Aveiro. O valor angariado reverterá na totalidade para o Porto de Aveiro.
Mapa de Pesca de Aveiro: http://peche.melyadon.info/index.php5?village=aveiro