terça-feira, julho 21

Candidaturas para Regente de Portugal



Aveiro, 21 de Julho de 1457
Ano II - Edição 188





Hoje, dia 21 de Julho de 1457, Aveiro conta com um novo Prefeito, Dom Naz0rine Diego di Corleone, Real Vice-Chanceler do Reino de Portugal (por Coimbra), Barão de Santa Cruz e Baronete dos Montes Ermos. Eleito com 54,3 % dos votos exprimidos pelos cidadãos de Aveiro, Dom Naz0rine já assumiu funções.

O Jornal de Aveiro entrevistou algumas pessoas de modo a saber qual a opinião pública sobre o assunto.


1 - O que acha do resultado destas eleições?

Secretgod - Pela primeira vez em Aveiro tivemos umas eleições emocionantes! Indo então a uma segunda volta. Inédito. Tanto Rjak e Nazorine revelaram ser excelentes candidatos! Penso que pode ter sido escolhido o melhor entre os dois. Embora tenha a opinião que tanto o Rjak ou o Nazorine farão tudo de bom e do melhor para Aveiro. Parabéns ao vencedor.

Samblack - Pela primeira vez em Aveiro vi que as eleições a prefeito foram disputadas a sério. Os dois candidatos que passaram à 2º ronda eram capazes de garantir o futuro da Casa do Povo, a distância entre os dois foi muito pouca.
Mas Naz0rine conseguiu conquistar mais votos e os meus parabéns para ele!

Furybunda - O resultado das eleições em Aveiro foi o esperado. Tínhamos dois bons candidatos, pessoas íntegras e de certa forma populares, entre os Aveirenses. Venceu o candidato que já tinha experiência, como seria de esperar, mas foi muito renhido e penso que isso é um sinal.

Vilacovense - Sem dúvida as mais renhidas até á data, nunca antes tivemos umas eleições a chegar á segunda volta, ambos os candidatos eram muito bons, foi bom para todos.

Qeaskil - Achei que estas eleições foram justas.


2 - Qual a sua opinião sobre novo Prefeito?

Secretgod - O novo prefeito é uma pessoa dedicada e educada. Revela-se uma pessoa de confiança e inspira um pouco de liderança. Também responsável e de ideias firmes. Penso que fará um óptimo trabalho em Aveiro. Mais uma vez, os meus parabéns

Samblack - O novo prefeito já tem experiencia pois já não é a primeira vez que é prefeito .
Naz0rine tem capacidade para conseguir erguer a Casa do Povo depois desta crise social e económica que se criou. Na última vez que esteve na prefeitura foi apenas criticado no facto de não estar muito presente na taverna, mas acho que ele está a fim de melhorar essa situação.
Aproveito e mando ao NaZ0rine Votos de Bom trabalho.

Furybunda - Nazorine di Corleone é uma pessoa em quem se pode confiar. Penso que é detentor de princípios e valores, essenciais para governar. Já exerceu um mandato na CP, terá condições de fazer um bom trabalho.

Vilacovense - Na minha opinião acho que o Nazorine tem mais condições neste momento de governar do que o Rjak, é mais experiente e precisamos disso, vamos ter batalhas importantes pela frente. No mandato que ele esteve à frente da Casa do Povo esteve um pouco ausente espero que desta vez consiga estar mais presente e se fizer um trabalho igual ao outro mandato já é muito bom.

Qeaskil - Acho que o prefeito vai fazer um trabalho perfeito.

Nortadas.


.

No passado dia 15 de Julho de 1457, Dom Fibonacci de Noronha, Visconde de São João, foi reconhecido como Maiordomus Curiae do Reino de Portugal, sendo o único candidato até à data.
O Jornal de Aveiro deseja boa sorte ao Maiordomus Curiae, visto que o Reino está atravessando um período extremamente complicado a todos os níveis.

Nortadas





No passado dia 12 de Julho de 1457 foram abertas as candidaturas para Regente de Portugal por iniciativa de Dom Vila_nova, Visconde de Poiares. Iniciativa essa que poucas horas mais tarde veio a ser apoiada por Sua Majestade, Dama Myrnia de Avis-Halliwell, Rainha de Portugal e Duquesa de Beja, através de uma carta anunciada pelo Guarda Real.
No próprio dia surgiram de imediato duas candidatas, Dama Miriam Cristinne Sagres-Torre, Baronete da Mó, e Dama Dreia da Gama, Baronete da Morte.
No dia seguinte, Dom Rexs da Gama, Visconde de Paço d’Arcos e Barão de Matosinhos, apresentou a candidatura de sua irmã, Dama Sccm da Gama, Marquesa de Chaves, Condessa de Saldanha e Baronete de Cutelos.
Passados dois dias, no dia 15 de Julho de 1457, Dom Matamouros anunciou também a sua candidatura a Regente.
Já no dia 17 de Julho de 1457 (5 dias após a abertura das candidaturas), o recém-eleito Maiordomus Curiae do Reino de Portugal, Dom Fibonacci de Noronha, Visconde de São João, encerra as candidaturas.
No dia 18 de Julho de 1457, o Maiordomus Curiae levou as candidaturas até Às Cortes, para devida eleição. Já passaram 3 dias, estando a Dama Sccm da Gama com 13 votos declarados, ficando em clara vantagem em relação aos restantes candidatos que apenas recolheram 1 voto cada um, no entanto o “Em Branco” recolheu já 10 votos e poderá até mesmo sair da votação a ganhar. Faltam apenas 2 dias até ao término da votação.

O Jornal de Aveiro entrevistou algumas pessoas de modo a saber qual a opinião pública sobre o assunto.


1 - Qual a sua opinião em relação aos candidatos a Regente?

Lilithii - Acredito que dentre os candidatos o que maior tenha hipótese seja a senhora Sccm, não só pelo seu emprenho em prol do condado mas também pelo seu vasto currículo. Esteve sempre activa na política e é uma das pessoas que ajudaram a construir Portugal.
É sabido que Dreia desempenhou um belíssimo trabalho durante os numerosos mandatos a frente da CP de sua povoação.
A Cristinne que me é uma surpresa pois tem um pobre currículo comparado com as demais damas, não sei se foi por influência que entrou nessa ou se foi o desgosto ao ver o rumo que as coisas andam. Sua família tem um nome na política, de repente esteja querendo continuar o legado de sua família que ajudou também a construir a história de Portugal.
Dom Matamouros, também desconheço suas reais intenções.

Tugas_eagle - Todos eles revelam vontade e interesse em trabalhar em prol do País, algo que nos tempos que correm é coisa rara e só isso é o bastante para eu valorizá-los

Milenaortiz - Honestamente, é surpreendente tão poucas candidaturas, quando muito grande foi a crítica em plena praça que o anterior regente recebeu de cidadãos que se julgam pró-ativos. Os que se candidataram são, sem dúvida, corajosos, e admiro a coragem de quem se dispõe a assumir tarefa tão complicada como é esta: reger um reino que está um tanto "caótico".

Secretgod - Sccm e Cristinne tenho uma boa opinião destas mesmas. Por outro lado do Matamouros tenho uma terrível opinião e não passa de um herege. A dama Dreia é desconhecida para mim.

Furybunda - Conheço mal os candidatos a Regente, no entanto considero que dois deles são figuras polémicas e os outros dois, figuras apagadas.

Vilacovense - Sinceramente, muito pouco fiável, de todos os concorrentes a única com capacidade seria a Sccm mas devido a indisponibilidade de ela se dirigir á população, pode ser um sério obstáculo a uma boa governação.

Amigo.solitario - Pela primeira vez, tenho a sincera impressão que as Cortes não tem muitas boas opções a escolher. Entre inexperiência e reputação duvidosa, acredito que teremos um trimestre turbulento pela frente.

Paturishya - A minha opinião.. penso que a Sccm é uma boa candidata ... mas não posso dizer muito sobre esse aspecto porque não conheço os outros candidatos.

Ana.cat - Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao senhor Nortadas por me ter convidado para esta entrevista. Relativamente aos candidatos à Regência do Reino, infelizmente não os conheço a todos, apenas tive a oportunidade de conhecer a Dama Cristinne em Santarém quando era ainda prefeita dessa cidade. Achei-a uma pessoa muito empenhada e participativa, mas ainda muito “verde” e com pouca experiência, algo essencial para ocupar um cargo tão importante. A Dama Dreia é a candidata que menos conheço, não a vejo frequentemente na Praça Pública de Portugal, logo não sei quais os seus ideais, mas se a senhora foi recentemente agraciada com um título de nobreza é porque é dedicada e responsável.A outra candidata, a Dama Sccm também não a conheço bem, no entanto parece-me ser a melhor candidata para o cargo, é experiente, já foi condessa do Porto, é Capitã e membro proeminente da OCT por isso deverá ter conhecimento da situação do Reino em relação à segurança. Pelo pouco contacto que tive com ela, parece-me ser uma pessoa muito responsável, e espero que seja a próxima Regente do Reino de Portugal.Em relação ao último candidato, o senhor Matamouros é na minha opinião o pior candidato, onde é que já se viu um pretendente a Regente confessar outra fé que não a santa fé aristotélica? Ainda mais uma fé conotada com uma ordem criminosa! Com este senhor na regência é que Portugal entrava em guerra civil… ainda bem que o Regente é eleito pel’As Cortes…

Duquezezere - É bom ver que desta vez existem vários candidatos a regente.
É certo que uns levam melhores intenções que outros.
Tirando o herege do Matamouros, penso que qualquer uma das candidatas poderia ocupar o cargo, mas, a meu ver, a mais indicada é a Marquesa de Chaves pela sua experiência acumulada até hoje, tanto na CP como no Conselho.

Chrisya - Acho que tivemos poucos candidatos, o que é uma pena. Há tantas vertentes políticas diferentes em Portugal, tantas opiniões nos são dadas que, certamente, como cidadãos, esperávamos por mais opções de regentes.


2 - O que acha dos resultados da votação até agora?

Lilithii - Não me surpreende em nada o montante de votos que dama Sccm recebeu, pois todos sabemos quanto ela ajudou o país e o condado do porto.
É surpreendente ver o baixo resultado esperado para os demais candidatos, e a quantidade de brancos.

Tugas_eagle - Em nada me surpreendeu. Mas considero grave que ninguém se tenha questionado como a Candidata Sccm irá desempenhar suas funções de regente (caso ganhe) estando suspensa do fórum. Relembro que tais funções são 100% RP e desempenhadas única e exclusivamente no fórum.

Milenaortiz - Acho que a moda dos votos em branco continua, para tristeza de toda população que vê seus eleitos, que deveriam os representar, "desperdiçando" poder decisivo assim...

Secretgod - Penso que ate agora as votações estão a ir para o melhor candidato ao cargo.

Furybunda - Tenho achado interessante o resultado da votação. Está renhido entre a Dama Sccm e o Branco, que deve ser uma figura importante no Reino (risos).

Vilacovense - Acho que têm sido normais, muitos votos em branco vai de encontro à minha ideia, ou votam na Dama Sccm ou então em branco derivado à falta de escolha, mais vale em branco que um voto nos outros.

Amigo.solitario - Acho que é a primeira vez que vejo as Cortes totalmente ativas, é de espetacular destaque que nem mesmo para aprovar um documento como a LEX, as Cortes foram tão eficazes. Isso claro, é de se dar os parabéns, haja vista que enquanto essa situação não se resolver, Portugal estará sem um efetivo líder, mas muito me sinto tentado a acreditar que mais uma vez o interesse a volta dos candidatos pese mais uma vez ao futuro do Reino.

Ana.cat - Está a ser uma votação sem surpresas, a candidata mais habilitada está a vencer com uma margem confortável, embora haja uma grande percentagem de abstenção (acho que por motivos políticos).

Duquezezere - Correspondem às previsões.

Chrisya - Para mim, é triste ver os conselheiros que elegi, como cidadã coimbrense, desperdiçando seus votos e não escolhendo um entre os candidatos. A inércia, por parte dos governantes, é letal para a evolução.


Nortadas





Após o pedido oficial de Sua Alteza Real, Dama Myrnia de Avis-Halliwell, Rainha de Portugal e Duquesa de Beja, Dom Saturno de Miranda abriu um espaço para a campanha eleitoral. Tal espaço que tem sido muito pouco utilizado por parte dos candidatos, deixando as perguntas dos cidadãos por responder. Uma das teorias para tal fenómeno consiste no facto de a eleição do Regente ter lugar n’As Cortes, e não em Praça Pública, e consequentemente a vontade do povo é desconsiderada na eleição do Regente, chefe de estado de Portugal.
A maioria das questões colocadas aos candidatos consistia na inactividade d’As Cortes, bem como nas tão faladas listas negras, embora se deva salientar uma pergunta original e colocada a uma só candidata, a Dama Sccm da Gama:
“Como pensais exercer vossa actividade de Regente e cumprir com vossas responsabilidades estando suspensa do fórum e sem previsão para fim da suspensão?”
Tal questão nunca obteve resposta, e ao que parece nenhum membro d’As Cortes se preocupou com tal facto, não se opondo à aceitação da candidatura da dita Dama.
De salientar que, devido à pouca ou nenhuma participação dos candidatos, o referido espaço deixou de ser para as candidaturas, e passou a ser um debate público, com os ataques do costume e sobre os temas do costume.

O que pensam as pessoas? O Jornal de Aveiro foi investigar.


1 - Qual a sua opinião sobre o decorrer da “campanha eleitoral” dos candidatos?

Lilithii - Até achei boa, não foi tão polémica, nem houve tantas brigas ou intrigas, mas algumas realidades importantes vieram a tona, pena o povo não poder votar. Mas em relação ao que será feito pelos candidatos achei que deixou a desejar, pois alguns são ambiciosos de mais outros parecem que vivem em bolha pois não condiz com nossa realidade.

Tugas_eagle - Nenhum dos candidatos se preocupou em apresentar um programa nem em fazer promessas eleitoralistas.
Nas perguntas que foram dirigidas aos candidatos, dois dos candidatos optaram por ignorar totalmente as perguntas que lhes eram feitas.
Os outros dois tiveram a preocupação de esclarecer toda e qualquer duvida que foram colocadas. Estes factos já revelam a opinião com que fiquei dos candidatos, na sua globalidade

Milenaortiz - Campanha eleitoral? Metade dos candidatos não fez campanha... Acho difícil responder esta questão. A jovem Cristinne e o Sr. Matamouros responderam conforme suas convicções às questões feitas. Mas é lamentável que as outras candidatas não tenham respondido, ainda mais considerando que a candidata que mais recebeu votos até então foi uma das que não responderam. Compreendo a dificuldade, mas teria sido de bom tom enviar as respostas, da mesma forma que enviou a candidatura.

Secretgod - A campanha tem sido algo...diferente de outras que temos visto ate hoje. Alguns dos candidatos preferem ir pelo caminho da difamação/injuria as competências dos outros candidatos.

Furybunda - A campanha tem sido muito fraca, pouco esclarecedora. Penso que a maioria dos candidatos não sabe para o que está e a Dama Sccm, enfim, parece que está banida do forum....

Vilacovense - A campanha tem sido muito fraca, debates pouco interessantes, respostas descabida, muita gente a opinar e com pouca razão, será que vamos ficar com os destinos do nosso Reino entregues a uma daquelas pessoas?No meu entender a rainha deveria voltar o mais breve possível, eu mesmo fui um crítico em relação a ela, mas pelo que tenho assistido mais valia como estava do que como está.

Amigo.solitario - Apesar de ter sido vergonhosa a proposição de campanha de somente dois candidatos, o que fez As Cortes e todo o Reino desconhecerem quais as intenções e proposições dos outros, os dois candidatos que se apresentaram não conseguiram atender satisfatoriamente as questões apresentadas pelo povo.

Ana.cat - Na minha opinião não esta a resultar nem serviu de nada, apenas dois candidatos se apresentaram, e como já é habitual o assunto inicial perdeu-se em detrimento de assuntos gastos e já sem interesse para o Povo.

Duquezezere - Foi dado pouco tempo para a campanha eleitoral, o que prejudicou muito a mesma, mas dado as circunstâncias, a falta de um regente, acho que é compreensível.
Mesmo assim os candidatos têm tentado responder às questões que lhes são colocadas da melhor maneiras que lhes é possível.

Chrisya - Alguns candidatos realmente se mostraram interessados em argumentar, discutir, responder. São dignos de aplauso. Um candidato que não se importa com o que pensa o povo, ou ao menos não demonstra se importar, se eleito, o que se pode esperar dele?


2 - Com que impressão ficou dos candidatos?

Tugas_eagle - Resposta difícil uma vez que nenhum dos candidatos fez programa eleitoral, não houve debates públicos, não houve nada.
Vi dois candidatos preocupados em esclarecer e dois que foram completamente omissos em todo o processo

Milenaortiz - Antes de tudo, há de se parabenizar a disposição de quem pretende a regência, sabendo que há-de enfrentar um sério problema gerencial n'As Cortes e em outras instituições. Acredito que são cidadãos com ideias próprias e que, rogo à Jah, sejam ideias que levem Portugal ao desenvolvimento. Lamento o período de campanha ser curto, mas é compreensível dado a total ausência de governo atual, e também lamento o pouco diálogo que houve durante a campanha. Muitos cidadãos apenas compareceram ao espaço para fazer baderna. Variedade de perguntas positivas não se viu.

Secretgod - Confesso que apenas tenho uma boa impressão da dama Sccm. A Cristinne desconheço os seus trabalhos e feitos. O Matamouros é um daqueles casos que nem deveria ser aceite como candidato a regente, tendo em conta os seus princípios Anárquicos e Hereges. A Dama Dreia nem tão pouco conheço nada.

Furybunda - Não duvido que a Dama Sccm detenha grande conhecimento do Reino, tem um curriculum impressionante. Não sei é se terá perfil e condições objectivas para o exercício deste cargo. Refiro o mesmo em relação a D. Matamouros, esse tem a particularidade de professsar outra religião. Penso que por isso, não tem maior número de votos.

Vilacovense - A impressão que não sabem muito bem para o que vão, nem como dirigir o nosso reino, parecem perdidos nas palavras, acredito que cada um tente fazer o melhor para o reino consoante as suas capacidades.

Amigo.solitario - Me fizeram ter a sensação de que o trimestre vindouro será bem turbulento e incerto.

Ana.cat - A imagem que tinha das Damas Dreia e Sccm ficou igual, porque não fizeram campanha… Relativamente à Dama Cristinne, as suas intervenções fortaleceram a opinião que já tinha dela, é ainda pouco experiente… Quanto à impressão que tinha do candidato Dom Matamouros… se antes não era muito boa, agora é má, a campanha deste senhor foi feita a atacar as restantes candidatas e a questionar o trabalho do senhor Maiordamvs, para além de contribuir para a já cansativa e sempre polémica discussão sobre as listas negras e direitos humanos dos bandidos que assaltam estradas e CP’s…

Duquezezere - Cada candidato tem as suas ideias e as suas convicções, mas no geral querem o bem do Reino e é num novo Portugal rico e unido que acreditam.

Chrisya - A impressão que tenho é de que há pessoas que se esforçam por se mostrar dignas de tão importante tarefa, enquanto outras acreditam que desempenhar tal tarefa é apenas seu direito.


Nortadas
.
.

Sem comentários:

PARCERIA

Parceiros do Jornal de Aveiro.
Quer ser nosso parceiro? Contacte-nos via e-mail ou comentário.

GANHA 1 CRUZADO POR DIA

A administração dos Reinos da Renascença está a pagar 1 cruzado a quem votar nos sites dos parceiros, esta iniciativa leva ao crescimento da personagem e leva o nosso jogo ao top, e ajuda a mantê-lo com novos jogadores. Para isso precisamos que vocês votem na janelinha no canto superior direito do vosso ecrã.
No link "Vote" tem uma janela que explica tudo sobre as os votos. Clica nos links "1", "2", "3", "4", "5" e "6", vota nas janelas que aparecem e ganha 1 cruzado por dia, sendo que só pode votar 1 vez por dia.

Remetente : Clarinetista