Aveiro, 29 de janeiro de 1457
Ano II - Edição 158
No fórum de Anúncios foi, em fim exposto e traduzido o grandioso e esperado anúncio do desenvolvedores perante as novidades do tal "Dia D". As novidades são novidades, mas o fato de coisas que vêem sendo esperadas, não terem sido ainda resolvidas, como a codificação da profissão da medicina, deixou a desejar. Vejamos o comunicado, fazendo uma breve análise do que "Eles" dizem.
Os Reinos da Renascença contam até à data com cinco níveis, do 0 ao 4.
Este último nível não é uma simples pedra acrescentada ao edifício: vai ter consequências importantes no jogo, nomeadamente nos domínios da economia, da produção e do comércio internacional. Após ter sido vagabundo, agricultor, criador de animais, ferreiro, carpinteiro, padre, juiz, ladrão, conde (etc), gozem a vida e rodeiem-se de luxo, de mobiliário feito de madeiras exóticas e de “leves aromas do âmbar” , construam a vossa mansão, saboreiem pratos de longe.
[Queria muito poder saborear do meu antigo emprego que a nova interface tirou, assim como os militares e os médicos, que tanto investiram em suas carreira. Falam comercio internacional, mas há povoados, condados e reinos isolados do resto do mundo, sem estradas e nada e vir as naus para eliminar esta distância]
I. Relembrar : Objectivos do nível 3
Os reinos da Renascença contam com duas vias no nível 3: a Via de Estado e a via de Exército; e a Via de Igreja e a de Ciência.
Na primeira via, o objectivo é colocar as suas competências o mais possível ao serviço da colectividade (produzir o mais possível de Pontos de Estado)
Na segunda via, o objectivo é de difundir pelo mundo as ideias verdadeiras da Religião e da Ciência (exceptuando a sub-via menor da medicina, à qual se consagra um parágrafo mais adiante.)
Como se passa do nível 3 para o nível 4? Não passa. Somos chamados.
Mais precisamente, uma percentagem dos melhores do nível 3 (considerando cada uma das duas vias separadamente) é chamado. Não terão qualquer informação sobre o vosso “score” nem sobre a vossa probabilidade de ser chamados. Parte de vocês estar preparados para receber esta graça. Falo da graça eficiente, não da graça eficaz. Ou então é o contrário. Porque há dois tipos de graça na vida, pois … sim, bom, ok, osbb. Continuemos.
[Isso deixa muito a desejar, serão sorteios como o que dão direito aos ganhadores Ipods e rostos (mal) desenhados? Vão vender o nível 4? Muito bom! Tirem da aberturado jogo a mensagem "...totalmente gratuito...". Se não for venda, que tipo de critério será definido, isso é crucial, de maior importância, impossível de se tocar algo tão importante desta maneira tão imprecisa.]
II. O nível 4 : Ser rico, sim. Mas porquê ?
No nível 4, o vosso objectivo será viver rodeado de luxo, de calma e de prazer (por opção). Deverão cultivar-se, consumir pratos delicados, viajar, viver em companhia de gente espirituosa, construir a vossa mansão, contratar criados.
Mais prosaicamente, os jogadores de nível 4 deverão acumular Pontos de Luxo.
Um dos grandes aperfeiçoamentos ligados ao nível 4, é que a partir de agora a produção nos RR será diversificada e regional. Produzir-se-à azeitonas aqui, queijo ali. Ou então perfume, enchidos, tapeçarias, cerâmica, e muitos outros. Tudo isso modificará não só os níveis 1 e 2, mas igualmente as relações internacionais!
[Em momentos em que a atividade dos mercadores e tão combatida, eles aparecem com isso, será tão desgastante a escolha do preço ideal desta iguarias e vai ter tanta gente que, movido pela ganância, irá oferecer preços exorbitantes pelos produtos, que guerras serão travadas e nome de um salaminho.]
III. Comentários preliminares
Comentários preliminares a meio de um comunicado, isto pode parecer idiota. E é-o na verdade. Mas não temos medo do ridículo e continuamos.
1º- As quantidades de Pontos de Luxo não foram ainda codificadas. É esta a razão pela qual ainda não aparecem nesta versão as regras.
2º- Vai ser necessário algum tempo no mundo dos RR para gerar todos os diferentes novos recursos produzidos. Eles serão acrescentados progressivamente.
3º A passagem de nível 3 ao nível 4 será feita progressivamente. Para não lesar os primeiros jogadores (e vai ser organizada como um concurso), esperaremos um número relevante de nível 4 para activar todas as funcionalidades.
[isso me faz perguntar o porquê deste comunicado então, prefiro quanto matam a cobra e mostram o pau, isso de ficar anunciando para a gente o que eles pretendem fazer é muito engodo, coisa para acalmar os ânimos e o jogo parar de perder seus melhores jogadores que se vão, movidos pela mesmice e inércia dos desenvolvedores]
IV- Como ganhar Pontos de Luxo ?
Existem várias formas muito diferentes de ganhar Pontos de Luxo.
A. Construir a sua mansão e contratar criados
Construir a sua mansão é uma forma de ganhar muitos Pontos de Luxo – é certamente dispendiosa. Para tal, é necessário pedir a colaboração de diferentes equipas de trabalho, e pagar produtos diversos e dispendiosos.
Será necessário contratar :
. Para as fundações : um certo número de operários sem requisitos específicos. As ofertas de emprego serão colocadas na Casa do Povo ; todos poderão candidatar-se a elas.
. Para a carpintaria: um certo número de carpinteiros (jogadores de nível 2 ou mais detentores de uma oficina de carpintaria); devem também igualmente ter assegurado madeira na vossa mansão.
Para a maçonaria: maçons. Os maçons são pessoas como vocês e eu, que estudaram maçonaria na universidade.
Devem também ter assegurado pedra na vossa mansão.
. Para as tapeçarias: tecelões. E devem ter assegurado tapeçarias.
[iiiih, isso vai longe, até ter pedreiros e tapeceiros e além de tapeceiros, o referido campo que gere a matéria prima para estes, muita água passa por debaixo desta ponte, será que nossa paciência sobreviverá para ver tais "novidades'?]
Uma vez construída a mansão, podem contratar criados, no máximo de dois por dia, o que vos dará também Pontos de Luxo. A contratação faz-se de duas maneiras, à escolha do jogador: ele coloca uma oferta de emprego na casa do Povo (como para os campos) ou propõe uma nova oferta de emprego ao criado já contratado na véspera.
[E qual vai ser a função do criado além de consumir salários e dar pompa ao patrão? Serão meramente bibelôs? Isso vai contra os princípios do jogo, que sempre teve como ponto forte, a objetividade e utilidade nas funções exercidas]
B. Consumir produtos variados
O luxo é em primeiro lugar o consumo. Para ganhar Pontos de Luxo, a melhor maneira será consumir um certo número de produtos regionais ou luxuosos. A maioria dos objectos é consumível, mas não toda.
Quando forem nível 4 (sim, eu dirijo-me a vocês atrás do vosso ecrã, pobre miserável), ser-vos-á proposto um “menu de consumo”. Encontrar-se-à um melhor nome, sem dúvida, mas enquanto se espera, como uma imagem vale mais do que mil palavras: será algo semelhante a isto http://www.lesroyaumes.com/images/ext/exempleCarteConso.jpg
A ideia é simples: se consumirem o conjunto de objectos pedidos no tempo especificado, ganharão um certo número de Pontos de Luxo. Se não, não ganharão nada.
Não se esqueçam que a maioria dos seus itens não serão produzidos senão em certas regiões da Europa dos Reinos: o Cheddar do Sussex, o iogurte búlgaro, os enchidos de Milão, etc. Quanto mais sucesso tiverem com os “menus de consumo”, mais estes se tornarão complexos.
[estes produtos já estão configurados para aparecerem nos mercados, só não sei onde é que eles surgir, pois os citados ai eu não vi. O que vai ter para Portugal? Bacalhau ou azeite? Esperemos.]
C. Morar num Condado prestigiado e protector das artes
Este Condado poderá autorizar os jogadores de nível 4 a ganhar Pontos de Luxo todos os dias, com a única condição de que estes jogadores possuam um apartamento ou mansão na capital e vivam nele (logo eles não ganham pontos se estiverem em deslocação).
Estes Pontos de Luxo são ganhos:
. de acordo com o prestigio do Condado
. após a construção de certos edifícios pelo Condado ( ainda não codificado)
[Vi o título e fiquei contente por eles lembrarem que a Renascença é marcada pela grande produção artística, mas pelo visto, a lembrança ficou só no título, nada será feito para que obras e estudos sobre artes sejam implantados, pelo visto]
D. Conhecimentos, livros
O facto de possuir conhecimentos a 100% significa um certo número de Pontos de Luxo (somente uma vez e para todos os jogadores). Certos livros permitirão ganhar Pontos de Luxo.
E. Diversos
Ter sido Conde/ prefeito/conselheiro dará um certo número de Pontos de Luxo (somente uma vez e para todos os jogadores).
[Quer dizer, tudo que tem feito até hoje em sua carreira política, não vai valer de muita coisa, pode voltar a pedir votos por ai novamente.]
Bonus « Lonely Planet » : Ter estado presente em 50 povoações diferentes dará um bónus de Pontos de Luxo (não- codificado - não será retroactivo uma vez activo)
[haja cavalo para tanto e dinheiro para distribuir para os ladrões.]
V. Novos objectos.
Disponível em breve
[Pois, não sabem o porquê disso tudo..lol]
VI. Desenvolvimento, caso particular da sub-via menor de Medicina, comentário.
Idem.
[No próximo dia D, eles vão dizer a mesma coisa sobre o nível 4]
A Família Gama, que em cerimônia no Castelo Real, recebe honriarias por ser mais uma no celeto grupo de famílias com título nobiliárquico em Portugal.
Votem com sabedoria para o conselho do condado, analizem com clareza as propostas das listas, ainda dá tempo de votar, para os atrasadinhos.
Podes entrar em retiro, no dia seguinte, mesmo que já tenha entrado em viagem, basta postar na barra de endereços do navegador o link: http://www.osreinos.com/EcranPrincipal.php?l=4. Ele te levará a igreja, que não é possivel ver no ecra de viagem.
y=0 x=? (0 pto de força) = ?% (máx. 80%)
y=6 x=? (mín. de 6 ptos de força) = ?% (máx. 101%)
y=19 x=? (mín. de 19 ptos de força e Barco) = ?% (máx. 132%)