terça-feira, junho 19

Entrevista com o Capitão do Porto de Lisboa

.
Aveiro, 19 de Junho de 1460
.
.
.



O Jornal de Aveiro, representado por um dos seus redatores, foi recentemente recebido na Capitania do Porto de Lisboa para uma entrevista com o seu capitão. Após uma curta conversa introdutória, bastante agradável por sinal, o Capitão Castiel Angeel aceitou ceder-nos algum do seu tempo para responder a algumas questões.
.
Jornal de Aveiro - Castiel Angeel, agradeço a sua disponibilidade para esta entrevista. Antes de mais deixe-me perguntar-lhe: O que o levou a candidatar-se para a função de capitão de um porto?
.
Castiel Angeel - A razão foi porque é um projeto ambicioso apesar de ser muito complicado arranjar fundos para o porto e também porque foi-me pedido pelo anterior prefeito que assumisse a capitania pois acreditava na minha capacidade para gerir o porto e acabar a construções que estavam a meio.
.
J.A. - Como tem sido a sua experiência no cargo? Quais as principais dificuldades que enfrentou até hoje?
.
C.A. - Tem sido uma grande experiência tanto profissional como pessoal tenho aprendido muito e espero aprender ainda mais, a principal dificuldade como falei na questão anterior é arranjar fundos para o porto tento sempre que possível eu mesmo meter esses fundos.
.
J.A. - O porto de Lisboa foi um dos três portos da Europa cujo melhoramento para nível 2 foi integralmente financiado por entidades estrangeiras. Qual é o ponto de situação das obras de melhoramento para nível 3? Existem previsões para quando estará concluída?
.
C.A. - As obras estão praticamente prontas - na fase 2 - falta só mesmo alguns acabamentos mas mais uma vez sem fundos para contratação de trabalhadores não posso acabar quanto a matéria prima que é a pedra eu mesmo vou financiar a compra o condado esta a par desse situação mas tentarei de qualquer maneira acabar as obras até ao fim deste meu mandato.
.
J.A. - Um pouco por todo o Reino, as populações têm aderido a mobilizações de ajuda às obras dos seus portos. Em Lisboa verifica-se o mesmo fenómeno? Como avalia a participação e o envolvimento da população lisboeta?
.
C.A. - Infelizmente Lisboa tem estado muito parada e como é de conhecimento público o condado de Lisboa esta a atravessar um período difícil com a divida que acumulou, mas sei que se a população poder é a primeira a ajudar o porto assim como a sua cidade.
.
J.A. - Como descreve a afluência de navios estrangeiros e nacionais no porto de Lisboa? Têm sido muitos ou poucos? Que pensa motivar essa situação?
.
C.A. - Neste momento não tem havido navios estrangeiros a passar pelo porto só mesmo nacionais mas no mandato anterior meu tive uma média de três por semana, a principal motivação era o comércio com Lisboa ou então para se alimentarem e reabastecerem também tive barcos que vinham com acordos de comércio com o condado de Lisboa.
.
J.A. - De forma a terminar gostaria de agradecer, novamente, a oportunidade e possibilidade desta entrevista e, deixo um pequeno espaço para que deixe, caso deseje, uma mensagem aos leitores do Jornal de Aveiro e à população em geral.
.
C.A. - Quero agradecer em nome do Porto de lisboa esta oportunidade de falar do porto e das dificuldades que atravessa, também quero agradecer o esforço que o condado assim como a cidade tem feito para ajudar o porto e deixo aqui um apelo para quem poder ajudar com fundos o porto por pouco que pareça essa ajuda tudo junto é uma enorme ajuda. Mais uma vez obrigado por esta oportunidade.
.
.




Atenção ao preço máximo da madeira: 4 cruzados!
Não compres madeira acima desse preço! Se souberes a identidade de vendedores, denuncia!
.
.
.




Mapa de Pesca de Aveiro: http://peche.melyadon.info/index.php5?village=aveiro
.

1 comentário:

Real_Oliveira disse...

Estou a gostar da iniciativa de entrevistar os vários Capitães dos portos nacionais.
No nosso Reino com uma costa tão vasta, acho que é um bom investimento a aposta nos portos, e quem sabe mais tarde incentivar as trocas comerciais (e não só), com outros Reinos mais distantes.

continuação de um bom trabalho

PARCERIA

Parceiros do Jornal de Aveiro.
Quer ser nosso parceiro? Contacte-nos via e-mail ou comentário.

GANHA 1 CRUZADO POR DIA

A administração dos Reinos da Renascença está a pagar 1 cruzado a quem votar nos sites dos parceiros, esta iniciativa leva ao crescimento da personagem e leva o nosso jogo ao top, e ajuda a mantê-lo com novos jogadores. Para isso precisamos que vocês votem na janelinha no canto superior direito do vosso ecrã.
No link "Vote" tem uma janela que explica tudo sobre as os votos. Clica nos links "1", "2", "3", "4", "5" e "6", vota nas janelas que aparecem e ganha 1 cruzado por dia, sendo que só pode votar 1 vez por dia.

Remetente : Clarinetista