sábado, setembro 27

Role Playing

Aveiro, 27 de setembro de 1456
Ano I - Edição 94




Leitores do Jornal:

Num daqueles dias agitado na taberna veio á conversa o que é um rp ( roler player) fiquem em estado de choque porque ao fim de 8 meses não sabia responder a uma pergunta posta por um dos habitantes como tal parti para os descobrimentos de que era um rp. Nunca tinha lido nada sobre isso mas no fórum vinha o que é ser um roller player simplesmente fiquem hilariante com a sua designação e como se deveria comportar um. Ao exemplo de outros países que sabem fazer muito bem como cheguei a descobrir em Inglaterra alguém a falar com sotaque escocês delirei …. Como tal trago hoje para quem possa perder 5 minutos e preceber o que é um roler player e como se deve comportar.
Este guia está postado no fórum mas nem sempre lido.

DICAS PARA UM BOM RPNós, da Guilda de RP, queremos dar umas dicas de como fazer um bom RP (Role Playing).

1 – Tenha em conta o seu vocabulário, não se trata de falar em português antigo, nem saber certas expressões e não utilizá-las, como por exemplo, da interface do fórum: ao invés de usar PM, mensagem electrónica, e-mail, utilize carta.

2 – Não utilize abreviaturas de nenhum tipo. Tipo sms: “oi ppl td bem?”

3 – Evite no possível os modismos de idioma, já que não podem ser entendido pelos outros jogadores, além de não se encaixarem com a época do RP. Por exemplo:

Ei, senhor, tudo maneiro?” (Maneiro = bem.)

4 – Se usar palavras que podem não ser conhecidas, ponha em parênteses o seu significado. Por exemplo: “Iaia” (Irmã) ou “Tata” (Avó)

5 – O uso de emoticons é anti-RP, é algo típico de OOC. Há uma secção no fórum, que é o Lounge, onde pode usá-los à vontade. Mas não use emoticons em outras partes do fórum que sejam de RP. Exemplos de emoticons (Nenhum deve ser usado, mas isso são emoticons:)

6 – Escreva em “itálico” para narrar, em terceira pessoa ou no passado. (ou no presente)
Fui a um banco, sentei nele e tomei uma caneca de cerveja. – ERRADO.
Foi a um banco, sentou nele e tomou uma caneca de cerveja. – CERTO.
Vai a um banco e se senta. – CERTO.

7 – Escrever em “negrito” para o diálogo.

Não coma isso, é horrível!

8 – Escrever em “itálico+letra pequena+negrito” para escrever os pensamentos da sua personagem.

E eu precisava ir à taverna... - Pensou o cavaleiro.

9 – NENHUM personagem pode escutar os pensamentos do outro.

10 – Não podem dizer o que faz ou diz o personagem de outro jogador, excepto com o seu consentimento.

11 – Não tome decisões em nome de outros personagens, que possam condicioná-los, não deixe que outros jogadores jamais realizem acções pelo seu personagem sem o seu consentimento.


Por exemplo, João e Maria estão conversando, Maria não pode dizer:

E João partiu para a Guerra na cidade de Lisboa...

*Também não pode matá-lo, ou feri-lo sem o seu consentimento.

12 – Respeite as acções de RP dos demais personagens, não as modifique segundo a sua conveniência.

13 – Para seguir um bom RP, deve se ler as postagens anteriores para não se criar incoerência.

14 – Não pode saber de coisas que se passam no RP, se sua personagem não está presente. Significa, o Rei dizer algo a um Conde e de repente, é usado isso em outro RP por uma pessoa que não teria que interagir.

15 – Respeite o marco tempo-espaço.
* Exemplo:
João, o taverneiro, que estava no Palácio Real, olhou seu Rolex e foi dar uma volta. De repente,viu um cervo, pegou seu carro e foi a uma festa com o Padre. – ERRADO. *

Problemas do exemplo anterior:
- Estamos no século XV, Rolex não existia (muito menos carros).
- Um taverneiro não tem dinheiro para comprar um Rolex.
- Um cervo, no Palácio Real, com toda a segurança. Duvidamos que venha a entrar, excepto se for para ser cozinhado.
- O Padre é um ente religioso, seu lugar é na igreja da cidade, não no Palácio Real ou em festas.

16 – Respeite a localização do seu personagem. Se vem a um fórum, nada lhe impede de saber o que acontece em qualquer outro ponto de RR (Reinos da Renascença) em tempo real. Mas não se esqueça que seu personagem não tem a capacidade de estar presente em todos os lugares (omnipresença).

17 – Quando, dentro de um RP, falar como jogador, então ponha no início dessa mensagem [OOC] e no final da mesma, [/OOC], para que não existam mal entendidos.

18 – Dentro de um tema RP, não é aconselhado usar OOC (Fora de Role Playing), para que não se desorganize nem interfira no tema central do RP, somente utilizar em caso de necessidade e sem abusar do mesmo.

19 – Não justifique suas ações em RP com razões OOC, e nem tente fazer o contrário.

20 – Não esqueça das três palavras mágicas do RP: Prazer, Coerência e Respeito.

21 – Como norma, é recomendável escrever umas linhas que contenham algo mais do que o personagem disse, para ENRIQUECER o RP. Com umas cinco linhas no mínimo estaria bom.

22 – Não abusar do uso de cores num post de RP ou de preferência, qualquer outro Post. Utilizar por exemplo, uma cor diferente para se falar e outra para escrever, como:

O Rei estava sentado no seu belo trono, feito por ordens de seus ancestrais, há muitos anos atrás. O Conde do Porto encontrava-se a sua frente e antes que o mesmo pudesse falar, o Monarca perguntou-lhe.

- Mas o que fazes aqui, Conde? Pensei que tivesse sido claro, não desejo falar sobre política, agora.

OU POR EXEMPLO:

O Rei estava sentado no seu belo trono, feito por ordens de seus ancestrais, há muitos anos atrás. O Conde do Porto encontrava-se a sua frente e antes que o mesmo pudesse falar, o Monarca perguntou-lhe.

- Mas o que fazes aqui, Conde? Pensei que tivesse sido claro, não desejo falar sobre política, agora.

* DE PREFERÊNCIA, DEIXE A NARRATIVA EM PRETO. Caso queira, use outra cor na FALA da personagem.

23 – E sobre tudo, tenha em conta que personagem/jogador/administrador/censor não são o mesmo. NÃO OS CONFUNDA.








A todos os que adoram este jogo e lutam para o ter cada vez melhor!!




Níveis 0 e níveis 1 iniciais trabalhem nas minas pois apesar de de receberem só ao domingo o restante do ordenado ao fim da semana são mais 7cz no bolso dá para uma refeição de pão.Também ajudam Aveiro a prosperar.Votem também nos link´s 1-2-3-4-5-6 dá todos os dias 1 cz que ao fim da semana são mais 7cz já dá para os impostos




Não há nada no mundo, nem recompensa, nem castigo, o que há são consequências .
Autor: Ingersoll , Robert





y=0 x=? (0 pto de força) = ?% (máx. 80%)
y=6 x=? (mín. de 6 ptos de força) = ?% (máx. 101%)
y=19 x=? (mín. de 19 ptos de força e Barco) = ?% (máx. 132%)

Sem comentários:

Arquivo do Jornal

PARCERIA

Parceiros do Jornal de Aveiro.
Quer ser nosso parceiro? Contacte-nos via e-mail ou comentário.

GANHA 1 CRUZADO POR DIA

A administração dos Reinos da Renascença está a pagar 1 cruzado a quem votar nos sites dos parceiros, esta iniciativa leva ao crescimento da personagem e leva o nosso jogo ao top, e ajuda a mantê-lo com novos jogadores. Para isso precisamos que vocês votem na janelinha no canto superior direito do vosso ecrã.
No link "Vote" tem uma janela que explica tudo sobre as os votos. Clica nos links "1", "2", "3", "4", "5" e "6", vota nas janelas que aparecem e ganha 1 cruzado por dia, sendo que só pode votar 1 vez por dia.

Remetente : Clarinetista