sábado, novembro 1

Concurso de Pesca em Aveiro

Aveiro, 1 de novembro de 1456
Ano I - Edição 120






Dingo bel

Chegamos em novembro, o 1456 está perto do fim e logo já é Natal, nascimento de Cristo, que não é messias de nossa Igreja Aristotélica, como vai ser? Não faço idéia, nunca passei esta data por aqui, sou novo demais para isso.

Mas de qualquer forma, a data não se pode passar batida, há de se aproveitar para celebrar a família, as amizades e confraternizar a vida. Também, dos "Deuses", poderiam vir glórias, como sorteios de prêmios ou bonificações a todos que forem bonzinhos durante o ano, digamos que, um presente deixado junto a lareira, não seria mal. O meu presente, Papai Noel, pode vir em especie [$], eu não me importo!

E os meninos maus? Merecem presente? Garotos levados como o Juiz do Porto que aplicou uma condenação, justa somente ao Jack Estripador, há dama Sccm, por somente o decoro de ter exposto, em Praça Pública, documentos restritos ao fórum privado dos Conselheiros de Coimbra. Se governam através do povo e para o povo, para que tanto segredo? Segredo este que se for revelado, merece tão dura punição? Bad Boys, Oh Yes!

Nesta edição, quero falar de Leiria, a povoação que primeiro desembarco na minha longa jornada pelo reino que vai durar mais de 20 dias, inclusive, programada antes do lançamento da Festa da Pesca em Aveiro, que, para mim, foi por demais precipitada, sinto muito, mas eu não vou poder participar e quero comentar sobre isso também.

Fernandocunha














Concurso de
Pesca em Aveiro


7, 8 e 9 de Novembro de 1456

Dia 7
  • Inscrições no fórum para o concurso. Almoço de confraternização na Taverna de Aveiro.
  • Ida ao mercado de Aveiro para ver as promoções, como trigo a 10cz, farinha a 12cz e outros!

Dia 8
  • 08:00 Início do concurso na ria de Aveiro. Exemplares pescados postados no fórum.
  • 13:00 Almoço na Praça dp Peixe. pão a 6,20cz, peixe a 17:50 e Cerveja a 0,50cz, na taberna da Casa do Povo
  • 21:00 Baile de Máscaras no Salão da Casa do Povo.

Dia 9
  • 08:00 Alvorada com foguetes.
  • 09:00 Missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição com a Madre Bellina.
  • 12:00 Entrega dos prêmios do Concurso de Pesca.
  • 14:00 Grandioso almoço com pão a 6,20cz, carne a 17,20 e Cerveja a 0,50cz na taverna da Casa do Povo.

Esperamos por Ti!!! Venha e traz um amigo(a).


Dom Vilacovense d' Alva, Baronete das Vilas
Prefeito de Aveiro.




Esquenta discussão sobre Lei dos Mercadores

Após a lei ser aprovada pelo Conselho do Condado, para se aplicada na povoação da Guarda, outro prefeitos pleiteiam também que às suas Casas do Povo também tenham o mesmo poderio para ser aplicado aos seus mercados.

Aphel, prefeito de Leiria, solicitou para sua povoação a aplicação da mesma lei, mas o Conselho do Condado, por votação, o negou, sob a alegação que as realidades das localidades são diferentes, referindo-se ao coeficiente populacional e questões sobre a economia serem diferentes duma para a outra.

É visto que todos os prefeitos abrem os olhos para a possibilidade de terem maior controle sob a venda de produtos em seus povoados, mas caberá ao Conselho legislar sobre quem merece ou não ter aplicada a lei, quando, acredito, ser mais justo então aplicar a regra a todo condado, sem que se tenham problemas, ciumes e intrigas entre os prefeitos, sem parecer que X ou Y está sendo favorecido pelos conselheiros, mas longe de mim, julgar que isso esteja realmente acontecendo, até porquê, sou contra a referida Lei.

Só existe uma solução imediata para a crise da superprodução dos mercados e esta é a ação dos mercadores, levando o que se está a bom preço e em demasia de um lugar para outro onde este produto está escaço e isso existe dentro de nosso condado, basta-se viajar para ver, Guarda, que se protege dos forasteiros negociantes, é um local que carece de certos produtos e por isso é bastante procurado para se vender produtos, por sua vez, a madeira desta localidade é vendida nos mercados de todo Condado, seja por intermédio do Comissário do Comércio e prefeitos, seja pela ação de mercadores.

Fernandocunha











Diferenças e Semelhanças

Aportando em Leiria, dando início a minha longa jornada pelo Reino, tiro impressões válidas a nós, aveirenses que, em outras épocas nos sentimos ofendidos pelo falto do ex-prefeito de lá, Blasted, ter usado a calamidade de nosso mercado de Aveiro, para justificar a freagem de produção em sua povoação, principalmente do peixe. Mas vejo hoje que talvez tivesse razão, pois o mercado de Leiria está bem mais forte do que o nosso.

Tiro de base a farinha, bem que produzo e comercializo, meus colegas de lida em Leiria, não abaixam a cabeça para crises e excesso de produtos, pois sua farinha é comercializada pelo menor preço de 15,50cz, bem distante dos 12cz operados pelos moleiros de Aveiro, tristemente mais abarrotados que cá, em Leiria, que não tem 50 sacos expostos no mercado. Talvez, porque bem antes de nós, já se preocupavam em não produzir tanto sem ter venda, o que nos faz recordar Blasted dizendo para não deixar o mercado de Leiria igual ao de Aveiro.

Também os moleiros de Cá, não devem se alardar pelas ameaças e coações dos padeiros, que pintam e bordam, fazem greve e impõe preços baixos para comprar nossa farinha. Preço é preço e tem que se defendido, de nada adianta baixar a valores inferiores ao custo de produção só para se livrar do estoque, viagem um pouco que logo o estoque vai embora.

O peixe em Leiria também tem princípios, não se vende há menos que 18, claro, não há mais que 28 unidades no mercado, mais uma vez, o controle de produção foi efetivo.

Trigo a 11cz, não muito diferente de nós, só os moleiros que tem mais princípios. Pão há pouco, mas vendido a 6,50cz, os padeiros são mais justos que os nossos. Agora a carne, bem, não há muita e é vendida ao preço mínimo de 17,50cz, com carcaças de porco oferecidas há 15, como nós.

A analise do mercado de Leiria que faço, é de que a distância de preço entre a matéria prima e o produto final é pequena, só referente ao pagamento justo de um dia de trabalho, não o disparate encontrado em Aveiro, onde uns tem que viver feito escravos e outros, que fazem o produto final, ficam com porcentagens de venda e ganhos diários bem acima do normal. Esta maior "humanidade" do mercado, seguido das ações da Casado Povo de Leiria, visando reduzir a produção enviando o povo às minas, usando nossa decadência de exemplo, enfim aveirenses, garanto que dá certo.

Fernandocunha


RP de Leiria

Tavernas vazias e no fórum muito pouco se faz no quesito Role Player, precisa dizer mais? Temos em Aveiro RP, temos taverna cheia, muita união e ainda não somos tão influenciados por forasteiros como acontece em Leiria e mesmo assim não conseguimos nos estabelecer e contornar nossas dificuldades, por quê será?

Fernandocunha





Concurso de Pesca em Aveiro

Prefeito, o que é isso? Vamos discutir melhor e programar as atividades, principalmente quando se refere a uma evento festivo em que se conta com a presença de visitantes. É muito pouco tempo para se programar. Não vou poder nem estar por Aveiro para colaborar no evento e isso me deixa muito triste.

Outra coisa, espero muito que dê com os burros n' água quanto a anunciar no seu cartaz farinha a 12cz em Aveiro, pois esta situação é insustentável, francamente, não dá para se manter este preço absurdo e espero que os moleiros recuperem o mínimo de amor próprio e voltem a valorizar o seu produto. Não que eu queira te prejudicar prefeito, mas quero eu que quando for a festa, se passe por mentiroso, pelo bem dos moleiros, pelo bem de Aveiro.

Fernandocunha




Parabéns ao MEOS, conseguiram no Porto mostrar suas garras e dar um bom exemplo do que é usar o poder em benefício dos seus próprios interesses.





CUIDADO! O galo do Zemanuel adverte: Fazer política n'Os Reinos pode ser extremamente prejudicial ao seu RP e seu personagem, se seus oponentes chegarem ao poder, vai as masmorras por qualquer besteira.







bruxa.jpg

Criar "clones" e beber são hábitos que não combinam....lol

Feliz Dia das bruxas!




y=0 x=? (0 pto de força) = ?% (máx. 80%)
y=6 x=? (mín. de 6 ptos de força) = ?% (máx. 101%)
y=19 x=? (mín. de 19 ptos de força e Barco) = ?% (máx. 132%)

6 comentários:

Nortadas disse...

Mais uma vez, o Fernando não conseguiu evitar os seus famosos insultos, as suas provocações, etc.
Escreve bem, mas o conteúdo dos seus textos também é importante, e quanto a isso, ainda há muito que trabalhar.

Eu sei que não costumo escrever edições por aqui com muita frequência. O tempo é escasso, ainda para mais, a Santa Inquisição tem andado a realizar trabalho extraordinário, e eu, atarefado.

No entanto, quando escrevo um artigo, tenho sempre em atenção diversos pontos, tais como:
- Erros ortográficos;
- Organização do corpo do texto;
- Veracidade da informação;
- Clareza e coerência.

Esses quatro pontos são fundamentais, e explica o facto de eu demorar menos tempo a ler e comentar o artigo/edição, do que eu escrever um artigo/edição.

Acho sinceramente que o Fernando deve ter maior preocupação no terceiro ponto "Veracidade da informação". Isto é uma sugestão. ;)

Passando à discussão:

Na altura em que o ex. Prefeito Blasted tomou as medidas para evitar que o mercado de Leiria estivesse "menos forte" que o de Aveiro, só por curiosidade, aquele que neste momento critica o nosso mercado, era o Prefeito de Aveiro em funções.

"Também os moleiros de Cá, não devem se alardar pelas ameaças e coações dos padeiros, que pintam e bordam, fazem greve e impõe preços baixos para comprar nossa farinha. Preço é preço e tem que se defendido, de nada adianta baixar a valores inferiores ao custo de produção só para se livrar do estoque, viagem um pouco que logo o estoque vai embora."

A veracidade da informação é bastante importante, é pena não ser aqui cumprida! ;)

"O peixe em Leiria também tem princípios, não se vende há menos que 18, claro, não há mais que 28 unidades no mercado, mais uma vez, o controle de produção foi efetivo."

Infelizmente nem todos concordam com o controle da produção, e sem toda a gente a empurrar para o mesmo lado, nada pode ser feito...

"Trigo a 11cz, não muito diferente de nós, só os moleiros que tem mais princípios. Pão há pouco, mas vendido a 6,50cz, os padeiros são mais justos que os nossos. Agora a carne, bem, não há muita e é vendida ao preço mínimo de 17,50cz, com carcaças de porco oferecidas há 15, como nós.

A analise do mercado de Leiria que faço, é de que a distância de preço entre a matéria prima e o produto final é pequena, só referente ao pagamento justo de um dia de trabalho, não o disparate encontrado em Aveiro, onde uns tem que viver feito escravos e outros, que fazem o produto final, ficam com porcentagens de venda e ganhos diários bem acima do normal. Esta maior "humanidade" do mercado, seguido das ações da Casado Povo de Leiria, visando reduzir a produção enviando o povo às minas, usando nossa decadência de exemplo, enfim aveirenses, garanto que dá certo.

Tavernas vazias e no fórum muito pouco se faz no quesito Role Player, precisa dizer mais? Temos em Aveiro RP, temos taverna cheia, muita união e ainda não somos tão influenciados por forasteiros como acontece em Leiria e mesmo assim não conseguimos nos estabelecer e contornar nossas dificuldades, por quê será?
"

Há moderação nos comentários, no entanto não há moderação nas edições... O que acaba por ser mau, pois os insultos, provocações, e outros, acabam por passar impunes.
Devo sublinhar que quando se trata de críticas a outras povoações, creio que há uma inexistência (ou quase) de insultos, provocações, etc.
Não digo que não tenha havido nesta edição, pois mesmo que não seja a minha povoação, não acho de bons modos dizer isso de outras povoações.

Bons exemplos de provocações são:

"E os meninos maus? Merecem presente? Garotos levados como o Juiz do Porto que aplicou uma condenação, justa somente ao Jack Estripador, há dama Sccm, por somente o decoro de ter exposto, em Praça Pública, documentos restritos ao fórum privado dos Conselheiros de Coimbra. Se governam através do povo e para o povo, para que tanto segredo? Segredo este que se for revelado, merece tão dura punição? Bad Boys, Oh Yes!"

"Parabéns ao MEOS, conseguiram no Porto mostrar suas garras e dar um bom exemplo do que é usar o poder em benefício dos seus próprios interesses."

"CUIDADO! O galo do Zemanuel adverte: Fazer política n'Os Reinos pode ser extremamente prejudicial ao seu RP e seu personagem, se seus oponentes chegarem ao poder, vai as masmorras por qualquer besteira."

Isto mostra claramente a parcialidade que não devia existir num Redactor.

"Outra coisa, espero muito que dê com os burros n' água quanto a anunciar no seu cartaz farinha a 12cz em Aveiro, pois esta situação é insustentável"

Insustentável é os mesmos problemas se repetirem sem que se faça algo contra.

Provavelmente este meu comentário não será tido em conta, pois estou sempre a discutir o mesmo problema em (quase) todas as edições do Fernando.

Fernando Augusto disse...

Digo mais uma vez: Isso aqui não é a AAP e enquanto for só tu a levar o coro de que estou errado em dar a minha opinião pessoal sobre os assuntos e temas, vou continuar, agora quando mais gente se manifestar, incluindo o dono do periódico, eu me calo de vez.

Os produtos baratos em Aveiro são de fora? Não Brinca? Eles deixam de vender ao preço justo na cidade deles p/ vender por ninharia em Aveiro? Verdade? ohhhhh

O que me diz disso então:

31-10-2008 03:30 : Compraste de Gsdfg 10 sacos de farinha por 12,00 cruzados.
31-10-2008 03:30 : Compraste de Gsdfg 10 sacos de farinha por 12,00 cruzados.
31-10-2008 03:30 : Compraste de Gsdfg 10 sacos de farinha por 12,00 cruzados.

Me diz se não foi tua grave que forçou nosso concidadão a vender a farinha tão barata, diga?

Não me venha, Sr. Nortadas, a falar de insultos e provocações, porque até hoje, nenhum dos meus atos veio por prejudicar Aveiro (a impossibilidade de eu poder fazer mais do que podia, talvez sim), já os seus...

Se sou duro, rude, agressivo, provocativo e mal educado é porque tento passar a minha mensagem, nem que seja no solavanco, pois há muitas pessoas que precisam acordar para realidade e deixar de acreditar na balela de muita gente papuda.

Nortadas disse...

"Digo mais uma vez: Isso aqui não é a AAP e enquanto for só tu a levar o coro de que estou errado em dar a minha opinião pessoal sobre os assuntos e temas, vou continuar, agora quando mais gente se manifestar, incluindo o dono do periódico, eu me calo de vez."

Eu por acaso referi algo sobre opiniões? Precisas de ler o que escrevo com mais atenção! ;)

De qualquer modo, em Portugal, um Redactor que desse a sua opinião, tanto num Artigo do Jornal como numa estação de Noticias na Televisão, garanto-te que não arranjaria mais emprego como Jornalista, Redactor, etc.
A não ser nos textos de opinião em que como o nome diz, é para o Redactor dar a sua opinião. :)

E já agora, quem te disse que sou só eu? Por acaso sou o único que me manifesto aqui, mas ninguém disse que sou só eu. ;)

"Os produtos baratos em Aveiro são de fora? Não Brinca? Eles deixam de vender ao preço justo na cidade deles p/ vender por ninharia em Aveiro? Verdade? ohhhhh"

Primeiro, quando disse isso, estava a referir-me aos produtos dos Tubarões.
Segundo, os mercadores de Chaves e Braga já não se encontram em Aveiro.

"Me diz se não foi tua grave que forçou nosso concidadão a vender a farinha tão barata, diga?"

Digo que não. ;)
Tudo o que faço é controlar a produção de pão, de modo a que não haja excesso do mesmo. Como se pode verificar, já há excesso de pão.

"Não me venha, Sr. Nortadas, a falar de insultos e provocações, porque até hoje, nenhum dos meus atos veio por prejudicar Aveiro (a impossibilidade de eu poder fazer mais do que podia, talvez sim), já os seus..."

Nem os meus. ;) Vais dizer que não provocas nem insultas ninguém nesta edição (ou noutras)?

"Se sou duro, rude, agressivo, provocativo e mal educado é porque tento passar a minha mensagem, nem que seja no solavanco, pois há muitas pessoas que precisam acordar para realidade e deixar de acreditar na balela de muita gente papuda."

Ser duro, rude, agressivo, provocativo e mal-educado, não é para se passar mensagem nenhuma. Se fores cordial e bem-educado passas melhor a mensagem e não incomodas ninguém. Se consegues ou não, isso não é problema meu. Recomendo que utilizes factos verídicos. ;)

Jigen disse...

Mais uma grande edição do Fernando! Sabe bem qual o jornalismo deste jornal. A ideia não é ser imparcial mas sim falar sobre os assuntos! E ele, na minha opinião, é o melhor a fazê-lo. Já agora convido o Nortadas para escrever no Jornal também, sem dúvida que é um cidadão esclarecido, com a sua opinião e o seu contributo será sem dúvida uma mais-valia!

Fernando Augusto disse...

Se sentir incomodados é que faz as pessoas se mexerem. ;)

Nortadas disse...

Irei fazer os possíveis para conseguir escrever textos para esta semana ou para a próxima.

PARCERIA

Parceiros do Jornal de Aveiro.
Quer ser nosso parceiro? Contacte-nos via e-mail ou comentário.

GANHA 1 CRUZADO POR DIA

A administração dos Reinos da Renascença está a pagar 1 cruzado a quem votar nos sites dos parceiros, esta iniciativa leva ao crescimento da personagem e leva o nosso jogo ao top, e ajuda a mantê-lo com novos jogadores. Para isso precisamos que vocês votem na janelinha no canto superior direito do vosso ecrã.
No link "Vote" tem uma janela que explica tudo sobre as os votos. Clica nos links "1", "2", "3", "4", "5" e "6", vota nas janelas que aparecem e ganha 1 cruzado por dia, sendo que só pode votar 1 vez por dia.

Remetente : Clarinetista