terça-feira, março 25

Viseu (o Pomar aqui tão perto)

A nossa repórter do Jornal de Aveiro residente em Lamego continua a sua viagem entre a nossa cidade e a sua cidade, o nosso jornal decidiu seguir a sua aventura pelas terras de Portugal. Neste momento Niska encontra-se em Viseu e conseguiu algumas histórias, relatos, aventuras e... até foi roubada!

"Escrevo-vos com o papel em cima do joelho à sombra de um pomar. É verdade, estou em Viseu. Tinha prometido dar-vos um ponto de situação e deixem-me dizer-vos que cá em Viseu está tudo bem à excepção de falta de carne que, na minha opinião não é um problema maior.
Isto significa que a nossa cidade vizinha está bem em termos económicos. Aveiro vai ter de se esforçar um pouco mais para conseguir alcançar os seus objectivos.
Numa conversa com Aeode e Heliboy, residentes em Viseu, disseram-me também a sua opinião sobre o grande número de casos em tribunal sendo que no seu ponto de vista “os fiscais estão a fazer um bom trabalho”. É bom saber que os portugueses concordam com o trabalho de fiscalização mas isso vai levar a que os casos de fraude aumentem o que vai demonstrar o desrespeito pela lei portuguesa.
Inevitavelmente a conversa dirigiu-se para Sua Futura Majestade Myrnia e a percebi que a falta de informação sobre os poderes da Coroa seja o impedimento para uma opinião formada acerca futura liderança da Rainha.
No dia seguinte passei pelo mercado para observar melhor a cidade. Fruta não podia faltar (o recurso natural de Viseu é o Pomar), depois vinha o sempre necessário milho (sinal que não há fome), as peles também estavam presentes, feixes de madeira (que Aveiro tanto precisa) e claro a farinha.
Já cá tinha estado anteriormente mas desta vez apreciei ainda mais.
Dirijo-me para Lamego para também saber o que se passa. Esperem novidades das minhas viagens."


Outra notícia que vem no seguimento da viagem de Niska a Viseu são os números casos de tribunal que existem em tribunal. Mais uma vez a nossa repórter foi a procura do que se passa no Condado de Coimbra. Leiam e pensem:

A Lei com números

"Existem mais de 120 processos judiciais em Coimbra. Num acto de curiosidade pensei em fazer algumas contas e achar as estatísticas do maior número de casos de acordo com a indiciação e o estado. Este é feito com os primeiros 40 processos. Se fizesse com todos nunca mais saía daqui.
Nos 40 casos mais recentes fazem parte 25 casos de fraude que são cerca de 62,5% o que é bastante em apenas 40 caos. Se se fossem aplicadas estas contas a todos os processos o numero aumentaria. No seguimento deste estudo descobri 5 casos de Desordem Pública (12,5%) e o mesmo número se aplica à escravatura. Já os casos de bruxaria são dois que representa 5%.
Para esclarecer alguns dos leitores mais recentes no jogo e relembrar os mais antigos, Fraude é quando alguém é acusado de vender além do preço máximo da Lei de Tabelamento, Desordem Pública é quando qualquer pessoa é insultada ou mente ao Tribunal no testemunho de um processo (afinal aquela cantiga de toda a verdade e nada mais do que a verdade dá jeito), Traição acontece quando uma alguém faz algo que vá contra a vontade e bem estar dos cidadãos como roubo ou ataque à Casa do Povo. Bruxaria é a partilha do mesmo número de IP de dois ou mais jogadores, sendo que duas personagens por pessoa é crime castigado por erradicação (morte).
De referir ainda que da amostra desses 40 caos estão ainda 20 (50%) "em curso". No que toca a "culpados" existem 16 culpados (40%) e apenas 4 "absolvidos" (10%).
Fiquem a pensar nisto e imaginem os números se fossem contados todos os casos.
Continuem a ler o “ Jornal de Aveiro”
Até breve"

Niska, Repórter do Jornal de Aveiro

Artigo escrito na manhã de 24/3/08.


Novidades:
- A Casa do Povo de Aveiro iniciou a realização de empréstimos. Contudo, a lista já é grande aguardem pacientemente a sua vez!

- Parabéns ao Barzini por ter passado para nível 2, novo Ferreiro na cidade!

- De parabéns está também Austinmartin pelo mesmo motivo, desta vez temos novo Padeiro na cidade de Aveiro!

1 comentário:

Fernando Augusto disse...

Lembrando que recentemente o Tribunal de Coimbra condenou dois réus a prisão, o taberneiro Javous, de Aveirio, e o moleiro Manfredi, de Viseu. Ambos pelo crime de traição.

Fernandocunha
Redator da AAP e Colaborador do Jornal de Aveiro

PARCERIA

Parceiros do Jornal de Aveiro.
Quer ser nosso parceiro? Contacte-nos via e-mail ou comentário.

GANHA 1 CRUZADO POR DIA

A administração dos Reinos da Renascença está a pagar 1 cruzado a quem votar nos sites dos parceiros, esta iniciativa leva ao crescimento da personagem e leva o nosso jogo ao top, e ajuda a mantê-lo com novos jogadores. Para isso precisamos que vocês votem na janelinha no canto superior direito do vosso ecrã.
No link "Vote" tem uma janela que explica tudo sobre as os votos. Clica nos links "1", "2", "3", "4", "5" e "6", vota nas janelas que aparecem e ganha 1 cruzado por dia, sendo que só pode votar 1 vez por dia.

Remetente : Clarinetista